Menu:

Mensagens Urbanas

Postado dia  17/Abr/2011 - Domingo-
por  Marcela Marvel 

Picture
Rua Pereira Filgueiras, Fortaleza
Conhecem aquela frase ‘Se essas paredes falassem’?  Caso ainda não tenha notado, nossa cidade tem se expressado cada vez mais com seus habitantes. Os muros , postes e outros objetos  comuns que compõem a cidade de Fortaleza estão revelando ideias  inusitadas e pensamentos coletivos.



Conhecida como Intervenções Urbanas,  esse estilo artístico  é encontrada  fora das galerias ou exposições.  Na realidade essa arte é expressa em plena rua, nos locais mais inesperados possíveis.

Picture
Muro da UFC, sempre em constante mudança de cenário.
Picture
Artista visual Blu - Argentina
Para que se tenha uma compreensão da importância dessas intervenções urbanas, posso citar como exemplo a cidade de Buenos Aires, na Argentina. Onde turistas do mundo inteiro são atraídos pelas exposições que as ruas, ornadas por essas artes, oferecem.

Picture
Rua José Avelino , Fortaleza

Fortaleza está caminhando por entre essa nova forma de comunicação visual , porém já possui nomes de destaque na cidade. E o caso do grupo acidum, que conseguir chamar tanta atenção para seus trabalhos, até que chegaram a realizar exposições dentro de museus. Sempre respeitando seu formato urbano de comunicação visual.


Picture
Rua Senador Almino, Fortaleza
Recentemente Fortaleza recebeu uma intervenção urbana, realizada pelo artista Narcelio Grude. Essa porém, foi realizada em sob outro estilo. Confira o vídeo abaixo:

A dica é ficar super atento porque a arte pode estar na próxima esquina!




Paris la Nuit

Postado dia  08/Abr/2011 - sexta-feira
por  César Teixeira 

Picture
PARIS LA NUIT -BRASSAÏ nos mostra uma cidade cheia de nuances poéticas e nostalgias do início do século XX. Através das fotografias, percorremos por ruas, pontes, metrôs e os cafés parisienses. A música francesa tocando ao fundo, nos traz ainda mais essa atmosfera.

Com precisão, o fotógrafo húngaro Julius Halasz (Brassaï) nos leva para a noite de Paris e nos apresenta lugares e personagens interessantíssimos. A delicadeza das fotos em preto e branco, os traços e a luz, foca além do tradicional glamour da capital francesa, percebemos a solidão, a névoa e outras contradições, como os sem tetos.

Encontramos também a famosa Paris dos enamorados, os casais e os charmosos cafés. Tem a dança, os bares e os hotéis decadentes. As prostitutas, os beijos, os afagos e a solidão daqueles que varam a noite, seja a trabalho ou em busca de diversão.


A exposição vai além do óbvio, além do que estamos acostumados a ver nas fotografias de Paris. A perspectiva apresentada nos coloca em sintonia com a com a solidão da florista, do leiteiro, do jornaleiro e da prostituta. Em sintonia com o desejo do enlace do casal e dos instantes de felicidade daqueles que pagam para ter prazer.
Tem o malandro e a penumbra, seja ela tênue ou em excesso. É a Cidade-Luz exposta, revelada em questões mais complexas do que o cinema e a publicidade nos faz querer acreditar. É aquela magia que acreditamos e mais, muito mais que isso.


Confira outras imagens da exposição:
P.S: O nosso colunista ainda não conhece Paris, mas essa exposição só aumentou o interesse dele pela Cidade Luz.
SERVIÇO:

De 2 de março a 1° de maio

Espaço Cultural Unifor- Anexo

Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz

Informações: 3477-3319

Entrada gratuita


Arlindo - O Boteco

Postado dia  06/Abr/2011 - quarta-feira
por Camila Lima

Picture
'O Bar' Crédito da foto: reprodução da internet
Ele sagrou-se o queridinho do pessoal da comunicação, mas é bem frequentado por todas as tribos.

Programação variada e público fiel, cenário perfeito para um dos melhores Happy Hour's de Fortaleza.

O Arlindo hoje fica situado na rua Carlos Gomes, 83, no Bairro de Fátima. Mas ele já habitou outros dois lugares em Fortaleza. Mudou o endereço, mudou o dono, só não mudou o bom atendimento, mesmo nos dias mais cheios, a cerveja gelada e a comida maravilhosa.

Comida. Esse é um capítulo a parte do lugar. Ir no Boteco do Arlindo e não provar o arrumadinho é pecado mortal! Outros pratos, típicos de bares, como o feijão verde, o filé com fritas, a macaxeira, vale qualquer um.

A música é um apanhado de ritmos, mas tudo muito bem escolhido: seja na "Batida Fina" do DJ Marquinhos, sempre às segundas, ou nos sambões "Partido-Alto" de quinta e sábado, não se encontra repertório de gosto duvidoso.

E o Arlindo é isso: um bar de gente fina, elegante e sincera, como já cantou o Lulu. Gente que aprecia uma boa cerveja e comindinhas sem igual.

Serviço:

Endereço: Rua Carlos Gomes, 83

Bairro: Bairro de Fátima

CEP: 60125121

Telefone: 3021-4982

Horário: 18h/último cliente (sáb. 14h/22h; fecha dom.)

Mostra de fotografia conta parte da história do Ceará

Postado dia  22/Mar/2011 - terça-feira
por Camila Lima

Picture
Fotojornalismo, recorte da realidade. Foto: Eduardo Queiroz
Está em cartaz até o próximo dia 03 de abril no Espaço Cultural Porto Freire a exposição Fotojornalismo, a Notícia como Arte, que tem como curador o artista plástico Roberto Galvão. A exposição é uma parceria entre ele e os editores de fotografia dos jornais O Povo Alcides Freire, e Diário do Nordeste, Eduardo Queiroz.
 
A mostra é composta por cerca de 60 fotografias que contam parte da história do Ceará. Elas foram selecionadas pelos editores e por fotógrafos de grande experiência, como Mauri Melo, há 38 anos no O Povo.
 
O Espaço Cultural Porto Freire é usado tradicionalmente para obras de artistas plásticos ou galerias de arte. Porem, dessa vez ele abriu suas portas para o fotojornalismo, uma das categorias mais interessantes no jornalismo. O lugar fica aberto todos os dias, de 9h às 21h.

Serviço:
FOTOJORNALISMO, A NOTÍCIA COMO ARTE
Espaço Cultural. Porto Freire (Rua Joãozito Arruda, s/n – Cidade dos Funcionários, dentro do Parque del Sol).
Outras informações: 3459 0061 ou 3459 0062.


O incrível mundo dos super mercados!

Postado dia  09/Fev/2011 - quarta-feira
por Camila Lima

Picture

Ok! Eu poderia começar falando de algum lugar ao ar livre, cheio de árvores onde possamos ficar tardes inteiras de papo pro ar... Falarei desses também, mas se a coluna chama “espaço urbano”, acho que não fica mal começar falando de um lugar muito, muito, muito urbano: O super mercado.
Ir a esse lugar com ar condicionado falho e milhões de itens expostos à venda pode se tornar um adorável passeio, se assim você souber fazê-lo. De bananas a computadores de última geração, até os “anti-capitalismo” mais ferrenhos encontram alguma coisa que procuram por lá.
Os super mercados são espaços destinados ao consumo, mas procurando com jeitinho, é infinita a quantidade de coisas que podemos fazer por lá: além das compras, podemos fazer lanche, pagar aquelas contas que teimam em chegar nos nossos endereços, apostar na mega-sena acumulada, alugar filmes sucesso de crítica, revelar fotos [sim, ainda há muitas pessoas que o fazem] e até cursos de culinária são oferecidos.

Visitar um super mercado pode ser um passeio de quinze minutos. Ou três horas. Vai depender da sua disposição pra ficar desfilando pelos corredores. Eu aproveito para conhecer as últimas tendências: de shampoos a sabores de bolo; de cd’s a especialidades de uva. Da próxima vez que precisar ir a um super mercado, pare e olhe ao seu redor, você vai gostar.



Mamãe, eu acho que vi um elefante no Dragão do mar.

Grupo Acidum expõe nas paredes do MAC

Postado dia  09/Fev/2011 - quarta-feira
por Marcela Marvel

Picture


Parece estranho, mas se você ainda não reparou é hora de prestar mais atenção. O elefante realmente está lá, grandioso, imponente e impactante. Aliás como todo o trabalho da exposição entitulada "Entregue às moscas" do grupo Acidum, que a partir de sexta-feira  (15)  trará paineis  multifacetados de linguagens gráficas , dentro e fora do Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC). 


A proposta do Grupo Acidum é reunir diversas linguagens gráficas (grafite, vídeo, instalações, stencil e adesivos. ) para repensar o espaço urbano, retratando seus  traços e códigos. Além das moscas, que são o símbolo do Grupo Acidum, (assim como o nosso) podemos imaginar  como serão surpreendentes instalações que estarão  nas galerias do MAC .


Serviço:
Exposição Entregue às moscas 
a partir de 15 de fevereiro, às 19h (coquetel de abertura), no Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar. 
Visitas: de terça a quinta, das 9h às 18h30. De sexta a domingo, das 14h às 20h30. 
Entrada franca. Outras informações: 85.8733.8824 / 8822